Frente fria intensa pode derrubar temperaturas próximas a 0°C
A Prefeitura de Guarapuava alerta a população sobre uma forte frente fria que chega a partir do dia 27 de maio. Para a parcela mais vulnerável da população, a atenção deve ser redobrada. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) irá ampliar as ações voltadas à população em situação de rua. O governo do Paraná divulgou que a frente fria atingirá especialmente a região centro-oeste, com temperaturas próximas a 0°C.
Devido à queda nas temperaturas, somada à previsão de chuvas constantes, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atuará com equipes durante o dia e a noite em toda a cidade, em parceria com a SEMADS, que manterá plantões sociais.
Segundo a secretária municipal da SEMADS, Helena Francisca Alves, a medida é essencial diante da severidade do clima. “Guarapuava tradicionalmente enfrenta invernos rigorosos. Por isso, nossas equipes estão atuando em regime intensificado, com foco na proteção imediata e no atendimento humanizado às pessoas em situação de rua e itinerantes”, afirmou.
As ações da SEMADS e do CREAS terão caráter emergencial, orientativo e preventivo, considerando as condições climáticas intensas previstas para os próximos dias.
O objetivo é garantir a proteção e a integridade física das pessoas em situação de vulnerabilidade. Equipes técnicas farão buscas ativas, identificando, orientando e oferecendo encaminhamento voluntário até os serviços de pernoite da Unidade Albergue. Quando possível, será oferecido apoio para o retorno ao convívio familiar ou à cidade de origem.
Cris Ellen Zampier, coordenadora da Proteção Social Especial, destacou a importância da abordagem humanizada. “O trabalho de abordagem tem como base o respeito à autonomia do cidadão, mas também leva em consideração a urgência das condições ambientais. Nossas equipes estão preparadas para intervir de forma ética”, reforçou.
Em casos de recusa ao abrigo, os técnicos também farão a distribuição de cobertores e vestuário, além de fornecerem orientações sobre os riscos da exposição prolongada ao frio e à umidade, como a hipotermia.
Como ajudar ?
A Secretaria de Assistência Social disponibiliza canais diretos para a população comunicar casos de pessoas em situação de rua expostas ao frio e à chuva:
CREAS
Fora desse horário, em situações emergenciais, o contato deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no telefone 193. Eles possuem articulação direta com a equipe de abordagem social do município.