Curso de Empoderamento e Empreendedorismo capacita mulheres em Guarapuava

 



Formação reúne participantes entre os dias 26 e 29 de agosto, com módulos sobre liderança, empreendedorismo e mentoria

 

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), iniciou o Curso de Formação da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF).A iniciativa é realizada com apoio da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), e será realizada entre os dias 26 e 29 de agosto.

 

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Laura Maria Iatskiu, a formação representa um avanço importante para o fortalecimento das políticas públicas de gênero. “A importância desta formação para as mulheres é justamente a busca por autoconhecimento, empoderamento e empreendedorismo. Além de aprender a empreender ou potencializar o que já desenvolvem, elas contam com mentorias para que seus projetos sejam acompanhados e se desenvolvam ainda mais”, destacou. 

 

A capacitação será realizada integralmente no auditório do SEST SENAT e tem como objetivo incentivar lideranças femininas e fomentar o empreendedorismo, fortalecendo o protagonismo social das mulheres. A formação tem carga horária total de 16 horas e foi estruturada em quatro módulos, empoderamento feminino, empreendedorismo feminino, mentoria de carreira e mentoria estratégica (integrada e colaborativa). O projeto foi criado em 2022 e já passou por diferentes municípios do Paraná e já capacitou mais de 465 mulheres.

 

A coordenadora da Cátedra, professora Loide Andréa Salache, reforçou que o projeto tem como foco a transformação social. “A Cátedra é um projeto desenvolvido pela Unicentro em parceria com o Governo do Estado desde 2022, com o objetivo de promover igualdade e equidade de gênero. A formação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial ao ODS 5, visando o empoderamento de todas as mulheres e a melhoria da qualidade de vida.”

 

Entre as participantes, a expectativa foi marcada pelo desejo de aprendizado e fortalecimento pessoal. Silvana Fátima Rodrigues, artesã, comentou sobre sua motivação em se inscrever. “Quando vi esse curso, o que me chamou a atenção foi justamente o empoderamento feminino. Espero sair daqui com novas habilidades, autoestima elevada e aprendizados que vão acrescentar muito na minha vida e também no meu trabalho como artesã.”

 

O encerramento da formação será realizado no dia 03 de setembro. Nesta data, serão entregues os certificados de participação às concluintes e será realizada a solenidade de formatura, com a presença de autoridades das entidades envolvidas, celebrando mais uma etapa de valorização e incentivo ao protagonismo feminino.

GUARAPUAVA FATOS

Noticias baseadas em fatos. O ponto de vista de quem vive os problemas e transformações desta cidade e região! Produção de vídeo matérias, exclusivas !!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem