Evento reúne jovens talentos e reforça o incentivo ao esporte em Guarapuava
Com 304 atletas inscritos, as competições de judô deram início, na ultima sexta-feira (29), à 42ª edição dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria (Jesp), no Ginásio Santa Terezinha. A abertura, organizada pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, foi marcada pelo clima de valorização do esporte escolar.
Entre os destaques, o atleta guarapuavano Murilo Kaminski, que já participou do Campeonato Brasileiro de Judô e de um estágio internacional na Alemanha, relembrou sua trajetória. “O Jesp é muito importante, tanto para incentivar as crianças no esporte, quanto porque foi aqui que eu comecei. Se não fosse o Jesp, talvez eu não tivesse dado os primeiros passos no judô”, afirmou o jovem de 16 anos.
O coordenador da modalidade, Fernando Santos, celebrou o recorde de inscrições neste ano. “Em 2025 alcançamos a marca histórica de 304 participantes nos grupos 0, 1, 2 e 3. É um evento estruturado, com arbitragem vinda de Ponta Grossa, o que valoriza ainda mais a competição. Desejo sucesso a todos”, destacou.
Lucas Gonçalves, competidor e integrante do Projeto Esporte Futuro, relatou como o esporte transformou sua vida. “Em 2022 eu era sedentário e não me interessava por atividades físicas, mas o projeto me motivou a mudar de hábitos. Este é meu segundo Jesp e tenho grande expectativa de conquistar um lugar no pódio”, destacou.
Cronograma das competições de judô
A Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Esportes e Recreação convidam toda a população para prestigiar as disputas e celebrar juntos o início da 42ª edição do Jesp