Formação resgata saberes populares sobre o uso medicinal de plantas no município
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, abriu as inscrições para a capacitação sobre o uso popular de plantas medicinais. O curso é realizado em parceria com o projeto Plante e Colha Saúde e ocorrerá no Centro de Especialidades Odontológicas Municipal (CEO). A capacitação é gratuita e será dividida em duas turmas, uma no período matutino e outra no período vespertino, com 50 vagas para cada turno. Para se inscrever, basta entrar no grupo do Whatsapp, AQUI.
O curso integra o programa Itaipu Mais Que Energia, desenvolvido pela Sustentec e Itaipu Binacional, com apoio do Governo Federal e do Ministério da Saúde. A formação faz parte de uma série de ações voltadas à promoção da saúde e à valorização dos saberes tradicionais e populares, especialmente em comunidades que mantêm práticas de cuidado com base em recursos naturais. A iniciativa também está alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O objetivo é fortalecer políticas públicas que incentivem o uso seguro e consciente das plantas medicinais no sistema de saúde e no cotidiano da população.
“As plantas medicinais fazem parte da nossa cultura e história. Elas são utilizadas há gerações para promoção da saúde e bem-estar. Com essa capacitação, queremos resgatar esse conhecimento, incentivar o autocuidado e promover o uso consciente e seguro das plantas no cotidiano das pessoas”, destacou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.
A programação do curso será dividida em três módulos. O primeiro encontro contará com uma recepção aos participantes, entrega de cartilhas informativas e práticas com chá medicinal e sal temperado. Na segunda etapa, as aulas serão ministradas de forma online e abordarão os principais temas relacionados às plantas medicinais. Já o terceiro módulo incluirá atividades práticas para o preparo de xarope e da “pomada milagrosa”, além do encerramento da capacitação. Cada participante receberá uma amostra gratuita de cada produto que for elaborado durante o curso. Um segundo encontro prático também está previsto, com data ainda a ser definida.
A capacitação é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Educação, e marca o início de uma série de atividades previstas pelo projeto Plante e Colha Saúde em Guarapuava. Entre as próximas ações programadas estão novas formações voltadas ao cultivo de plantas medicinais e à prescrição fitoterápica para profissionais da área da saúde.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 99910-5405.