Formação conta com aulas remotas e atividades práticas de preparo de produtos medicinais
Nesta quinta, 14, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação sobre o uso popular de plantas medicinais. O primeiro módulo do curso foi realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e reuniu mais de 100 participantes divididos em duas turmas. A ação é realizada em parceria com o Projeto Plante e Colha Saúde e promove momentos de aprendizado teórico e prático sobre a utilização segura e consciente das plantas no cuidado com a saúde.
No primeiro encontro, os participantes receberam cartilhas informativas sobre o uso de várias plantas medicinais. Além disso, o projeto conta com atividades práticas como a preparação de chá medicinal e sal temperado, “O projeto une cultura e ciência, resgatando saberes que vieram das nossas mães e avós, mas com a segurança que a ciência oferece. Hoje mostramos o modo correto de preparar o chá e fizemos o sal temperado medicinal, que além de sabor, leva saúde para a mesa. A adesão de Guarapuava foi excelente, com turmas cheias pela manhã e ainda maiores à tarde”, destacou a coordenadora da Capacitação Popular do projeto, Solange Strenske, representante da Sustentec e Itaipu Binacional.
Os participantes também valorizaram a iniciativa, “Eu cresci aprendendo sobre chás com meus avós e já uso muito no dia a dia, mas aqui descobri novidades que vão enriquecer ainda mais meus cuidados. É um conhecimento que vou repassar para minha família e amigos. Estou adorando e quero seguir até o final do curso”, declarou Calunides da Fonseca, participante da turma da tarde.
A capacitação segue com módulos online, que abordarão temas como identificação, preparo e uso adequado das plantas medicinais. O encerramento será marcado por um segundo encontro presencial, quando os alunos aprenderão a produzir xarope e a chamada “pomada milagrosa”, recebendo amostras dos produtos elaborados.
A capacitação é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Educação, com apoio do Governo Federal, Ministério da Saúde, Sustentec e Itaipu Binacional. O projeto Plante e Colha Saúde seguirá promovendo novas formações, voltadas tanto à população quanto a profissionais da saúde, fortalecendo políticas públicas de valorização dos saberes populares e fitoterápicos.