08h20min – Vila do Jordão, Guarapuava
A manhã na Vila do Jordão não começou tranquila, e logo, as sirenes das viaturas cortaram o silêncio do bairro. A equipe policial recebeu a denúncia de perturbação do sossego alheio, e o relato de um morador de 25 anos foi claro: o som das motocicletas de motocross estava incomodando a paz da região. Ele relatou que os motociclistas faziam barulho excessivo ao passar em frente à sua propriedade, perturbando os moradores, o que fez o homem procurar a polícia para registrar a ocorrência.
A situação não era novidade para os policiais. O evento, que acontece todos os anos, sempre gera descontentamento entre alguns moradores, mas com a promessa de que a festa é avisada com antecedência. Quando a equipe chegou ao local, se deparou com a responsável pela organização do evento, uma mulher de 41 anos. Ela confirmou o que foi dito pelo morador e explicou que sempre há uma comunicação prévia aos vizinhos sobre a realização do evento.
Diante dos dois lados cooperando, a equipe registrou a queixa e preparou o boletim de ocorrência. Mais uma vez, o equilíbrio foi mantido na tentativa de conciliar o direito ao lazer com o respeito ao sossego da comunidade. A solução será buscar um entendimento entre as partes, sem que o som das motocicletas interrompa a paz do dia a dia dos moradores.