Força-tarefa da Prefeitura atua desde sexta-feira (07) no Assentamento Nova Geração com equipes de diversas secretarias
A Prefeitura de Guarapuava segue mobilizada para atender as famílias atingidas pelo tornado que passou pelo Assentamento Nova Geração, na região próxima à PR-170, na última sexta-feira (07). Desde o primeiro momento após o desastre, equipes das secretarias municipais têm atuado de forma integrada para garantir segurança, assistência e reconstrução das áreas afetadas.
Atendimento em saúde reforçado para as famílias afetadas
A Secretaria Municipal de Saúde, segue atuando de forma intensa no atendimento às famílias atingidas, uma grande força-tarefa foi organizada no local, garantindo assistência integral e humanizada à comunidade afetada.
A ação contou com uma equipe completa da Estratégia Saúde da Família, composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais da Vigilância em Saúde, além do apoio do time multiprofissional da Secretaria, que oferece atendimento psicológico às famílias. Também foram disponibilizados dispensários móveis de medicamentos e insumos básicos, facilitando o acesso da população ao cuidado imediato.
“Estamos com atendimento próximo de todas as pessoas do assentamento, com uma equipe completa da Saúde da Família, garantindo acolhimento e acompanhamento para quem mais precisa neste momento. Desde sexta-feira (07), o prefeito Denilson Baitala determinou que todas as equipes da saúde ficassem à disposição das localidades afetadas, tanto aqui no assentamento quanto em Turvo e Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida pelo fenômeno”, destacou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.
A mobilização desta terça-feira (11), contou com o importante apoio das Faculdades Campo Real e Uniguairacá, que enviaram profissionais e voluntários para somar aos atendimentos realizados no assentamento.
Segundo a Márcio, o trabalho realizado no Assentamento Nova Geração é uma das formas de acolher e oferecer esperança às famílias que perderam bens e tiveram suas rotinas impactadas pelo desastre.
“Nosso compromisso é estar presente, cuidar das pessoas e contribuir para que a comunidade possa se reerguer”, reforçou o secretário.
As equipes de saúde permanecerão no local enquanto houver necessidade, garantindo acompanhamento contínuo, suporte emocional e atenção integral às vítimas do tornado.
Secretaria de Obras coordena limpeza e levantamento de danos
Desde as primeiras horas após o fenômeno, a Secretaria Municipal de Obras e o time técnico estão no local. A secretária Tatiane Nezi destacou o empenho da equipe e a gravidade da situação.
“Nós estamos aqui no Assentamento Nova Geração, infelizmente uma das regiões mais atingidas pelo tornado em Guarapuava. Na sexta-feira (07), minha equipe e eu chegamos junto com a Defesa Civil, Polícia Científica e Polícia Civil, fomos a primeira equipe a chegar ao local”, relatou Tatiane.
Segundo ela, o impacto foi devastador, com casas destruídas e famílias que perderam tudo. “Desde o primeiro minuto, montamos um plano de ação com medidas emergenciais de ajuda e, agora, de reconstrução. Hoje já conseguimos desobstruir totalmente as vias, retirar árvores e entulhos, e estamos finalizando o mapeamento completo das famílias atingidas, inclusive com apoio de drone para identificar os imóveis e lavouras afetadas”, explicou a secretária.
Tatiane afirmou ainda que as máquinas da Prefeitura permanecem em operação no assentamento. “Estamos com frentes de trabalho com as máquinas desde sábado (08). As máquinas não pararam e continuarão aqui até que toda a limpeza seja concluída e as famílias tenham segurança e acesso restabelecido. A reconstrução será feita com responsabilidade e presença constante da Prefeitura”, completou.
Secretaria da Mulher e Assistência Social garantem atendimento humanizado
A secretária da Mulher, Laura Vasconcelos, também esteve no assentamento desde o início das ações e destacou o envolvimento conjunto de várias secretarias.
“ Duarante todos estes dias estamos aqui desde as primeiras horas da manhã, junto com as equipes da Saúde, Assistência Social, Mulher, Habitação e Defesa Civil. O objetivo é cadastrar todos os moradores para que tenham acesso aos benefícios e aos recursos disponibilizados pelo Governo do Estado”, afirmou.
Laura ressaltou que o prefeito Denilson Baitala determinou prioridade total no atendimento às famílias. “A grande preocupação do prefeito é que todas as famílias sejam atendidas o mais rápido possível. Muitas perderam tudo. Nosso trabalho é garantir acolhimento, segurança e esperança. Estamos aqui não apenas com ações materiais, mas também com apoio psicológico e social”, completou.
Moradores relatam o impacto do tornado e destacam o rápido atendimento da Prefeitura
Entre os moradores atingidos, o agricultor Nelson Santos, que vive no assentamento, relatou os momentos de pânico e destruição.
“Foi um momento muito triste. A gente só via esse tipo de coisa em filme. Durou uns 40 segundos, mais ou menos, e fez um estrago enorme no nosso assentamento. Cerca de 17 casas foram destruídas e tivemos um companheiro que infelizmente perdeu a vida”, contou emocionado.
Ele destacou, no entanto, o rápido atendimento das equipes municipais. “Desde as primeiras horas o pessoal da Prefeitura, Defesa Civil, médicos e assistentes estiveram aqui. Não temos o que reclamar, porque a ajuda veio logo. Agora já começamos a reconstrução, com apoio de voluntários e das secretarias”, afirmou.
Força-tarefa segue atuando no local
Desde o final de semana, a Prefeitura mantém uma força-tarefa permanente no Assentamento Nova Geração, com ações integradas entre diversas secretarias:
- Obras: limpeza, liberação de estradas, retirada de entulhos e mapeamento das áreas atingidas;
- Saúde: atendimento médico, psicológico e vacinação, com apoio das Faculdades Campo Real e Uniguairacá;
- Assistência Social: cadastramento das famílias para acesso a benefícios e programas de auxílio;
- Agricultura: suporte técnico nas plantações e fornecimento de ração e água para animais;
- Abastecimento e Energia: envio de cargas de água, colchões, alimentos e atuação da Copel para restabelecimento da energia;
- Defesa Civil: monitoramento e apoio logístico em todas as frentes de trabalho.
O prefeito Denilson Baitala e o secretário de Comunicação, Rafael Markus, estão em Curitiba em tratativas para garantir recursos e apoio do Governo do Estado na reconstrução.
