A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que todo o atendimento que cabe ao município foi realizado imediatamente após o acidente ocorrido na tarde de ontem (sábado,06), envolvendo um menino vítima de atropelamento e arrastamento.
Desde os primeiros minutos após a entrada do paciente na unidade, toda a equipe da UPA Batel foi mobilizada para prestar assistência integral, seguindo todos os protocolos de urgência. O secretário de Saúde, Guto Klosouski, acompanhou o caso de perto, recebeu informações em tempo real da coordenação da unidade e, na manhã deste domingo, esteve pessoalmente na UPA para conversar com a família, com o menino e com toda a equipe responsável pelo atendimento.
O paciente recebeu avaliação médica completa, atendimento de enfermagem, curativos estéreis e todas as medidas necessárias para estabilização e conforto. Exames clínicos constataram que não houve fraturas nem comprometimento de órgãos, sendo as lesões mais graves relacionadas às queimaduras e ferimentos causados pelo arrastamento.
Concluídas as medidas assistenciais que competem ao município, o caso foi imediatamente inserido na Central de Leitos do Estado do Paraná, responsável exclusiva pela regulação e definição do hospital de referência para internação, especialmente em situações que exigem atendimento em unidades especializadas em queimados.
A Prefeitura reforça que, a partir desse momento, a transferência depende da disponibilidade e aceite de um hospital da rede estadual, uma vez que o tratamento hospitalar especializado não é ofertado em Guarapuava.


