Evento reuniu alunos, mães e empreendedoras do bairro Xarquinho em um espaço de aprendizado
A Escola Municipal Elcidia de Santa Maria Pereira realizou, nesta segunda-feira (24), a primeira edição da Feira do Empreendedorismo Feminino, reunindo alunos, mães e mulheres empreendedoras da comunidade em um espaço de aprendizado, troca de experiências e geração de renda.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, além do apoio da Cresol. A iniciativa tem como objetivo inserir os conceitos do empreendedorismo desde a educação básica, estimulando a criatividade, autonomia e o desenvolvimento de habilidades nos alunos.
A proposta começou ainda no início do ano, quando o empreendedorismo foi integrado às aulas do ensino fundamental. A partir dos conhecimentos adquiridos em sala, surgiu a ideia de envolver também as mulheres e mães da comunidade, que já desenvolvem atividades empreendedoras em seus lares, fortalecendo o vínculo entre escola e bairro.
“Nós realizamos esse projeto desde o início do ano, em que as professoras trabalharam a disciplina de empreendedorismo. Cada turno realizou uma atividade para hoje estar vendendo nas salas. Também temos as mulheres e mães do bairro que estão apresentando seus produtos”, destacou a organização da escola.
Durante a feira, os alunos colocaram em prática o que aprenderam, comercializando brinquedos produzidos por eles mesmos com materiais recicláveis, além de outros itens como sabões, chás, acessórios e objetos de cerâmica. Paralelamente, as mulheres do bairro Xarquinho tiveram a oportunidade de expor e vender seus produtos dentro do espaço escolar, oferecendo desde kits de inverno e perfumaria até artesanatos, bolos e pães caseiros.
A empreendedora Rúbia Araújo participou do evento vendendo embutidos e frios. “Temos produção própria de queijo, a minha filha estudou aqui na Elcidia e recebemos esse convite para participar da feira. As mulheres estão conquistando seu espaço hoje em dia e, como mãe, posso dizer que a gente inspira os nossos filhos”, afirmou.
Seguindo esse exemplo, sua filha Bianca também participou da iniciativa junto com a turma do 5º ano, comercializando sucos e biscoitos natalinos, reforçando na prática a importância do conhecimento adquirido em sala de aula.
A Primeira Feira do Empreendedorismo Feminino da Escola Elcidia mostrou a força da união entre educação, comunidade e empoderamento feminino, evidenciando que ensinar a empreender é também ensinar a acreditar no próprio potencial.
