A ação integrada ofereceu acolhimento, orientações e encaminhamentos à rede de serviços, reforçando o cuidado e a dignidade das pessoas em situação de rua
Nesta quinta-feira (18), uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e forças de segurança pública, intensificou o atendimento a pessoas em situação de rua, por meio da Operação Natal.
As abordagens ocorreram em pontos estratégicos da cidade, previamente identificados como locais com maior presença dessa população. A ação teve início às 16h e segue 20h, com ponto de encontro no Batalhão do 16º BPM, passando pela rodoviária, praça da Saudade, Praça Cleve e Praça 9 de Dezembro, entre outros locais.
Durante o atendimento, são oferecidas orientações, acolhimento e encaminhamentos à rede de assistência social, saúde e demais serviços públicos, sempre de forma voluntária e respeitosa, além de serviços para confecção de documentos, caso seja necessário.
A operação foi realizada de forma integrada, contando com a participação de SEMADS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Defesa Social e Mobilidade, Polícia Militar (incluindo Choque e cães), Polícia Civil, Polícia Penal, SURG, Secretaria de Saúde e Setran, garantindo atendimento, suporte logístico e segurança.
Para o comandante da Polícia Militar, Jackson Busnello, a operação demonstra a importância do trabalho conjunto entre os órgãos: “Por parte da PM, garantimos a segurança de todos os agentes envolvidos e também da população. Infelizmente, em situações de rua, algumas pessoas podem estar cometendo crimes ou com mandados de prisão, e a presença policial é necessária. Mas tudo é feito de forma integrada com Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público, Secretaria de Saúde, SEMADS, Defensoria Pública, SETRAN e SURG, oferecendo oportunidade e acolhimento a essas pessoas, principalmente nesta época do ano.”
A secretária interina de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosa Aparecida Ramos Daniel, destacou a relevância da operação “Essa ação é muito importante porque envolve setores interdisciplinares como segurança pública, trânsito, saúde e Ministério Público, todos voltados para atender a população em situação de rua. O objetivo é realizar os encaminhamentos necessários e, especialmente neste período próximo ao Natal, promover a reconexão familiar, oferecendo cuidado, acolhimento e acesso aos serviços que o município disponibiliza para essas pessoas.”
A SEMADS reforça que a Operação Natal não teve caráter coercitivo, sendo destinada exclusivamente às pessoas que aceitaram receber orientação e acolhimento. A ação reforça o trabalho diário da Prefeitura junto à população em situação de rua, proporcionando mais dignidade e cuidado durante o período de festas.
