Prefeitura de Guarapuava promove ações do Janeiro Branco nesta terça-feira (20), com foco na saúde mental

 



Campanha reforça o cuidado contínuo com a saúde mental e incentiva práticas de autocuidado ao longo do ano

 

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo do mês ações em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à saúde mental. Em 2026, o tema é “Paz, equilíbrio e saúde mental”, que chama a atenção para a necessidade de desacelerar o ritmo da vida e priorizar o cuidado emocional.

 

Uma das principais ações acontece na terça-feira (20), na Praça XV de Novembro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. No local, psicólogos e profissionais de odontologia das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de equipes dos CAPS II e CAPS AD, do Departamento de Atenção à Saúde, da Divisão de Promoção à Saúde, da Divisão de Atenção Ambulatorial Especializada e do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, estarão realizando panfletagem e orientação à população.

 

Durante a ação, os profissionais irão conversar com a comunidade, prestar orientações sobre saúde mental e informar sobre os serviços disponíveis na rede municipal, além de indicar onde buscar atendimento em casos de sofrimento psíquico. 

 

Na ação realizada no ano passado, cerca de 1.300 pessoas foram alcançadas durante a ação na praça. Para este ano, a expectativa é superar esse número.

 

A chefe da Divisão de Promoção à Saúde, Ana Paula Serra de Araújo, ressalta que as ações do Janeiro Branco em 2026 têm como objetivo ir além do mês de janeiro e fortalecer, ao longo de todo o ano, a compreensão da população sobre a importância da saúde mental como parte essencial da saúde integral. “Esperamos que essas ações sejam um ponto de partida para ampliar a cultura do autocuidado, do respeito às próprias emoções e da valorização das relações saudáveis, incentivando atitudes mais empáticas, solidárias e conscientes no dia a dia.”

 

Além da atividade no espaço público, de 20 até 30 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde e os CAPS II e AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas), do município também desenvolvem ações voltadas ao Janeiro Branco. As atividades acontecem em salas de espera, grupos educativos e outros espaços do território, envolvendo equipes multiprofissionais formadas por psicólogos, enfermeiros, médicos, dentistas e agentes comunitários de saúde.

 

Entre os temas abordados está o bruxismo, tratado como um dos chamados “sinais invisíveis” da saúde mental. Os profissionais de odontologia irão orientar os usuários sobre a relação entre o bruxismo e o estresse, explicando que o problema nem sempre está ligado apenas à arcada dentária, mas pode ser um reflexo do desgaste emocional. Também serão apresentadas estratégias de relaxamento da musculatura envolvida.

 

As equipes das UBSs receberam orientação para organizar as ações de acordo com a realidade de cada unidade, com momentos de conversa, orientação ou relaxamento, voltados aos usuários do SUS presentes no momento das atividades.

 

O chefe da Divisão de Atenção Ambulatorial Especializada, Jonatan Schmeider, destaca que a campanha busca sensibilizar a população para o reconhecimento dos sinais de sofrimento emocional e estimular a adoção de práticas que promovam equilíbrio e qualidade de vida. “A proposta é incentivar as pessoas a reconhecerem sinais de sobrecarga emocional, ansiedade e estresse e, a partir disso, adotarem hábitos e práticas diárias que favoreçam a paz interior, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a construção de ambientes mais saudáveis, além de atividades que promovam o autocuidado e a interação social.”

 

As ações do Janeiro Branco reforçam o compromisso do município com a promoção da saúde mental e o cuidado integral da população. 

GUARAPUAVA FATOS

Noticias baseadas em fatos. O ponto de vista de quem vive os problemas e transformações desta cidade e região! Produção de vídeo matérias, exclusivas !!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem