A cobrança de tarifas de
pedágios no Paraná deve retornar no dia 26 de fevereiro de 2024, segundo
informações do Grupo Pátria, que controla a concessionária de pedágio Via
Araucária. O Grupo Pátria venceu a licitação do lote 1, cerca de 473 473
quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região
Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais, que envolve trechos das rodovias
BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Os contratos de concessão foram aprovados em 2022
pela Assembleia Legislativa do Paraná pedido do Governo do Estado. As
concessões serão válidas por 30 anos e com aumento de tarifa em 40% a cada
trecho de duplicação.
O modelo de pedágio que será implantado no Paraná prevê a
criação de mais 15 praças. Na concessão anterior, o estado contava com 27
praças e agora chegará a 42, conforme dados divulgados pelo Governo do Paraná.
O lote 1 envolve 18 cidades e tem, ao todo, cinco
praças de cobranças, nas cidades de Imbituva, Irati, Porto Amazonas, São Luiz
do Purunã e Lapa.
Em relação ao lote 2, o Grupo EPR informou que a
cobrança das tarifas deve iniciar no mês de março.
No lote 2 são 605 quilômetros de estradas nas
regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
Conforme o Grupo EPR, a previsão é de que
assinatura do contrato seja feita em fevereiro e haverão sete estradas de
pedágio, nos seguintes trechos: São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí
(PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e
Jacarezinho (onde haverá dois pedágios, nas BRs 153 e 369).
E ainda vão ocorrer neste ano os leilões dos lotes
3 e 6. O lote 3 inclui trechos das BRs-369, 373, 376 e das PRs-170, 232, 445 e
090, enquanto o lote 6 engloba as BRs-163 e 277 e as PRs-158, 180, 182, 280 e
483.