Impulsionando a criatividade, inovação e o preparo para o futuro dos alunos, a Prefeitura de Guarapuava entrega 440 kits de robótica para unidades de ensino básico.
Incentivando a inovação e criatividade no ensino público, na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a entrega de 44 kits de robótica para as escolas municipais. Todas as unidades receberam um conjunto equipado com 10 caixas de peças robóticas, que podem ser utilizadas em 50 projetos. A ação marca um avanço significativo no processo de ensino-aprendizagem no Município.
“Muito mais do que a entrega de kits, este projeto é de preparação. Todos os estudantes da rede municipal estão inseridos no contexto da tecnologia. Ações como esta são necessárias, pois a educação é um pilar de sustentação da nossa sociedade e está em constante transformação”, sublinhou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
“Esse evento coroa tudo que nós pensamos em educação desde que chegamos. A educação evoluiu, porém ela precisa de quebra de paradigma. Essa evolução principal está no ato de propor desafios e problemas para que as crianças desenvolvam. Há casos de adolescentes que se frustram diante de problemas, porque não foram desafiados. Se nós continuarmos a fazer isso, vai chegar um momento em que teremos alunos que sempre dão um passo para trás e desistem diante de problemas. Por outro lado, o mundo contemporâneo nos apresenta situações emblemáticas 24 horas por dia. Seja no mercado de trabalho, dentro de casa, ou mesmo na escola. Então, fomentando o pensamento crítico, trazemos para a escola componentes que possam provocar a resolução de problemas por parte dessas crianças”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
O evento contou com a participação de pais, alunos, servidores da educação, entidades legislativas e administrativas, e demais profissionais. O diretor executivo do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, esteve presente na cerimônia, realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, e lembrou que experiências inovadoras estão incorporando habilidades do século 21, transformando a educação e promovendo a inclusão tecnológica.
“O principal nesses momentos é o brilho nos olhos deles. Os professores transformam a educação com experiências como essas. Mais que ensinar, eles estão incorporando as habilidades do século 21. Habilidades nas quais transformamos o conhecimento em algo interessante. É um processo de aprendizagem continuada. O que torna a escola do século 21 interessante, é a vivência. A escola tem que ter essas partes de reflexão e transformação, e a robótica integra várias áreas de conhecimento. É fundamental fazer essa transformação na escola pública. E a tecnologia tem uma vantagem, ela pode ser inclusiva. Então, nós precisamos fazer uma educação de qualidade. E isso é inclusão, é levar novas tecnologias, altos conhecimentos e oportunidades para todos”, ressaltou o Alvim.
A robótica oferece uma abordagem prática e contextualizada para o ensino de conceitos técnicos. Utilizando o trabalho em equipe como ferramenta para o desenvolvimento das atividades, os projetos de robótica promovem a comunicação e colaboração na solução de problemas e desenvolvimento de habilidades. Além disso, utiliza a metodologia STEAM, o ensino baseado em quatro disciplinas específicas (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), integradas em uma abordagem interdisciplinar.
Para a Secretaria de Educação, os kits de robótica representam a materialização do projeto Guará Code, que visa ensinar lógica de programação a alunos do ensino infantil ao quinto ano. Agora, utilizando o conjunto de aparelhos, os alunos da rede municipal também terão a oportunidade de transformar seus conhecimentos em projetos concretos.
“A robótica na educação não é apenas mais uma ferramenta, mas sim uma transformação na maneira sobre como aprendemos e ensinamos. Ela abre um mundo de possibilidades para o desenvolvimento de habilidades essenciais no século 21, impulsionando a criatividade, a inovação e o preparo para o mercado de trabalho. Esses kits eram um sonho para nós, e agora são uma oportunidade para despertar a paixão pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e preparar os alunos para os desafios e oportunidades do amanhã”, evidenciou a diretora do Departamento de Tecnologia Educacional, Jéssica Kiczevi.
Ao todo, nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Educação entregou 440 caixas de kits de robótica. As escolas receberam 10 conjuntos, sendo cinco Conjuntos de Robótica Motorizado e cinco Kit ‘s Educacional de Robótica Nível Básico. Cada caixa contém mais de 600 peças que possibilitam a criação de 50 projetos.
“É maravilhoso tudo que está sendo realizado. Eu vejo que é um avanço significativo na vida das nossas crianças. São coisas que a gente nunca imaginaria proporcionar. Eu, como professora, fico lisonjeada de poder passar esse conhecimento para eles. Eu digo que é muito importante a gente aprender, ver junto com eles, porque as crianças têm muito para passar para a gente. É maravilhoso poder ver o brilho no olho das crianças quando você fala em robótica, impressão 3D, ou conhecimentos que, para nós, não eram tão palpáveis e tão presentes”, contou a professora de tecnologia educacional na Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo, Raryane Holman.
“Como mãe eu me sinto orgulhosa do meu filho participar e ele ter esse conhecimento desde a infância. Eu acho que é muito importante para o aprendizado deles. E a robótica ajuda muito. As crianças estão tendo mais vontade de participar e ir para a escola. É um projeto muito didático, bem pedagógico. As crianças aprendem brincando e isso auxilia muito. Na parte de programação, acho que vai ajudar bastante”, compartilhou a professora de tecnologia educacional na Escola Municipal de Santa Maria Pereira e mãe do pequeno Davi, Eloyze Ivanski.
Durante o evento, os alunos do segundo e quinto ano da Escola Municipal Santa Maria Pereira realizaram um teste de alguns projetos desenvolvidos. Para as estudantes Maria Elissa de Albuquerque e Isabelly Bahls dos Santos, a oportunidade de aprender com robótica foi divertida.
“Eu gostei muito do trabalho de robótica. A gente foi se ajudando para montar, pesquisando no livro, um ajudava o outro, encaixando uma peça na outra. Foi bem legal. Eu sempre gostei de brincar com lego, então transformar lego em robótica foi muito interessante”, contou Maria, de 10 anos.
“A gente estava fazendo um projeto sobre robótica, que são algumas pecinhas de lego. Construímos um robozinho para andar. Eu gostei muito, porque é muito legal. Dá para brincar com eles e fazer muitas coisas. E a gente fez um dinossauro, que a professora terminou e nós estamos aprendendo hoje aqui para apresentar depois”, finalizou Isabelly, de 10 anos.
28/03/2024