A ação no Residencial 2000 é apenas uma das iniciativas da Prefeitura de Guarapuava no combate à dengue. A Secretaria de Saúde vem realizando diversas atividades de prevenção e controle da doença, como mutirões de limpeza, visitas domiciliares, aplicação de inseticida e campanhas de conscientização.
A Prefeitura de Guarapuava intensificou nesta sexta-feira (14) a luta contra a dengue, realizando um megamutirão no Residencial 2000, um dos Bairros mais afetados pela doença. Com mais de quatro mil casos registrados no Município este ano, a ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, com o auxílio das polícias Rodoviária Federal e Militar, da Defesa Civil e de voluntários, percorreram as ruas do bairro, visitando casas, orientando moradores e eliminando criadouros do mosquito. A iniciativa contou com a distribuição de materiais informativos.
“A dengue é uma doença grave, que estamos enfrentando pela primeira vez em nosso Município com essa intensidade”, afirmou Chayane Andrade Ceroni, secretária de Saúde de Guarapuava. “Precisamos da colaboração de todos para combater o mosquito e evitar novos casos. A limpeza e a eliminação de focos são fundamentais”, completou.
Moradores do bairro relataram suas experiências com a doença e destacaram a importância da ação da Prefeitura. Salete Gumiero, de 55 anos, contou que ela, o marido e o filho foram infectados há dois meses. “Foi muito difícil. A dengue me deixou de cama por 21 dias”, disse. “Agora estamos bem, mas aprendemos a lição e estamos mais atentos à prevenção”, acrescentou.
Cleide Cravelini, outra moradora do bairro, também teve dengue há alguns meses. “Meu marido e eu ficamos muito mal. Ele chegou a desmaiar de tanta dor”, relatou. “Por isso, acho esse mutirão muito importante, pois ajuda a conscientizar as pessoas e a evitar que mais gente sofra com essa doença”, afirmou.
Dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue:
- Mantenha a caixa d’água bem fechada.
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Não deixe água parada em pneus, latas, garrafas, vasos de plantas, etc.
- Ponha areia nos pratos dos vasos de plantas.
- Lave os bebedouros de animais com água e sabão pelo menos uma vez por semana.
- Mantenha piscinas tratadas com cloro.
- Cubra ralos e tampe vasos sanitários que não são usados com frequência.