Projetos de Terceirização da Gestão Escolar Geram Debate em Guarapuava e PR ! Uma guerra entre esquerda e Direita ? O voto define!

                      imagem meramente ilustrativa 


A partir de hoje  sexta-feira, 6 de dezembro de 2024, 177 escolas estaduais do Paraná iniciam audiências públicas para a votação do Projeto Parceiro da Escola, que propõe a terceirização da gestão administrativa das instituições de ensino. Esse plano tem gerado debates acalorados entre professores, pais e alunos, e principalmente entre a esquerda e direita no Paraná,  levantando questões sobre a qualidade do ensino e a gestão pública e um pouco de política! 4 Colégios em Guarapuava : 

Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro - Guarapuava

Colégio Estadual Cristo Rei - Guarapuava

Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins - Guarapuava

Colégio Estadual Liane Marta da Costa - Guarapuava


        O que é o Projeto Parceiro da Escola?

O Projeto Parceiro da Escola estabelece que empresas privadas assumam a responsabilidade pelo gerenciamento administrativo das escolas, incluindo a gestão de serviços terceirizados, como limpeza e segurança. Atualmente, apenas dois colégios estaduais já participam do programa e podem ser usados como exemplos na prárica : o Colégio Estadual Anibal Khury Neto, em Curitiba, e o Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais.


Votação e Participação da Comunidade

As votações para decidir sobre a implementação do projeto ocorrerão até segunda-feira, 9 de dezembro, em horários variados:


 Hoje Sexta-feira (6): das 8h às 20h30

Sábado (7): das 8h às 17h

Segunda-feira (9): das 8h às 20h30

Não haverá votações no domingo (8). Os eleitores incluirão professores efetivos e contratados, funcionários, pais ou responsáveis por alunos menores de 18 anos e estudantes maiores de idade. Para que a consulta seja homologada, é necessário que compareça a maioria absoluta dos votantes habilitados, ou seja, 50% mais um.


Controvérsias e Preocupações

A proposta de terceirização gerou preocupações entre educadores e pais. Críticos do projeto argumentam que a gestão privada pode comprometer a qualidade do ensino e a transparência nas operações escolares. Defensores, por outro lado, acreditam que a iniciativa pode trazer eficiência e recursos adicionais para as escolas.


A consulta pública é um passo importante para envolver a comunidade na decisão, mas muitos ainda questionam os detalhes do projeto e os impactos a longo prazo na educação pública no Paraná.


O Caminho à Frente

A decisão que será tomada nas próximas semanas poderá moldar a educação no estado e determinar como os recursos públicos serão geridos nos ambientes escolares.


Acompanhe as discussões e participe do debate sobre o futuro da educação no Paraná. Você vai decidir no voto !

GUARAPUAVA FATOS

Noticias baseadas em fatos. O ponto de vista de quem vive os problemas e transformações desta cidade e região! Produção de vídeo matérias, exclusivas !!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem