Reunião aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25) e contou com a presença dos secretários de Finanças, Planejamento, Administração e Trânsito
Uma importante reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira (25), no gabinete da Prefeitura de Guarapuava, reunindo o Prefeito Denilson Baitala, e os Secretários de Finanças, Luciano Crotti, Administração, Ricardo Facó, Planejamento, Thiago Pfan e Trânsito, Péricles de Matos. O principal ponto da reunião foi a apresentação do projeto para a criação da Guarda Municipal, sendo um dos objetivos do prefeito.
Durante a reunião, o secretário de Trânsito, Péricles, destacou a importância de implementar a Guarda Municipal em Guarapuava e a visão de segurança voltada para a proteção da cidade e de seus cidadãos. “Com essa iniciativa, Guarapuava estará em paridade com outras cidades que já contam com sua própria guarda municipal, com um foco na defesa do cidadão, do patrimônio e da preservação da cidade”, disse Péricles.
O prefeito Denilson Baitala se comprometeu a dar andamento ao projeto. “Será elaborado o projeto de lei e vamos analisar a capacidade de contratação, com a meta de instituir a guarda municipal em 2026, dependendo do orçamento disponível”.
O secretário de Finanças, Luciano Crotti, também contribuiu para o debate, destacando os desafios financeiros e a necessidade de uma projeção detalhada para a viabilidade do projeto. “Agora, vamos iniciar os estudos de impacto financeiro e começar a projeção para o ano de 2026, para que possamos estruturar a Guarda Municipal e garantir sua operação efetiva, dentro das possibilidades orçamentárias do município”, explicou Crotti.
A criação da Guarda Municipal em Guarapuava é um passo significativo para melhorar a segurança da cidade e alinhar o município com outras cidades que já possuem essa estrutura.