Prefeitura de Guarapuava inicia obras da nova Base e Central de Regulação do SAMU Regional e UBS Vila Bela II

 



Guarapuava e a região central do Paraná avançam em um marco histórico para a saúde pública

 

O sistema de saúde de Guarapuava, dá mais um passo de melhoria. A partir desta  quarta-feira (16) inicia-se às obras da nova Base Central de Regulação de Urgência do SAMU Regional, com investimento de R$3.699.200,00 viabilizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Saúde de 2024. 

 

A cidade recebe, enfim, uma nova estrutura para ser o centro operacional do SAMU, trazendo mais agilidade no atendimento e um espaço de qualidade para os operantes.

 

As obras marcam a preocupação da gestão atual com os planos de saúde. O secretário de saúde do município, Marcio Brunsfeld, contou sobre os esforços da secretária em conjunto com a prefeitura.

 

 “Guarapuava vive um momento marcante na saúde pública. Iniciamos a construção da nova UBS Vila Bela II, com uma estrutura moderna, acessível e voltada à Atenção Primária. Nos próximos dias, também começa a obra da nova Base e Central de Regulação do SAMU Regional, que vai fortalecer o atendimento de urgência em toda a região central do Paraná. Com esses avanços, Guarapuava reafirma seu papel como protagonista na saúde regional, liderando iniciativas que ampliam o acesso, melhoram a qualidade dos serviços e colocam as pessoas no centro do cuidado “, explicou. 

 

O novo centro do SAMU Regional visa atender, além de Guarapuava , diversos municípios vizinhos, e agora, com mais capacidade. Essa implantação coloca Guarapuava em posição de destaque como polo regional de saúde, fortalecendo a rede de urgência e emergência de toda a região central do estado.

 

Além de ampliarmos o atendimento a uma área geográfica mais extensa, incluindo municípios menores que não possuem estrutura própria, também teremos uma otimização de recursos, evitando duplicidades e maximizando o uso do dinheiro público.

 

A construção da nova base do SAMU 

 

A gestão será realizada por consórcio intermunicipal, com financiamento conjunto entre os governos federal, estadual e os municípios participantes, conforme regulamentação do Ministério da Saúde via SAIPS (Sistema de Apoio à Implantação de Políticas de Saúde).

 

Com a construção da nova base e da central de regulação, Guarapuava dá um passo decisivo para garantir um serviço de urgência mais eficiente, humano e regionalizado, beneficiando diretamente milhares de pessoas.

 

Construção da Unidade Vila Bela II

 

Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Bela II. A nova estrutura representa um avanço significativo na ampliação e qualificação da atenção primária à saúde no município.

 

Com 610,95 m² de área construída, a UBS Vila Bela II será classificada como UBS porte 2, possibilitando o funcionamento de duas equipes completas de Estratégia de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e profissionais da equipe multiprofissional.

 

O novo espaço contará com ambientes planejados para garantir acessibilidade, conforto e humanização no atendimento, incluindo:

 

Consultório de Ginecologia acessível;

 

Consultórios odontológicos (inclusive acessível);

 

Sala Lilás e consultórios indiferenciados;

 

Sala de vacinação;

 

Sala de curativos;

 

Sala de medicação, reidratação e coleta de exames;

 

Sala de práticas coletivas;

 

Sala de amamentação;

 

Farmácia;

 

Recepção ampla;

 

Banheiros acessíveis;

 

Área verde para atividades ao ar livre;

 

Área para embarque de ambulâncias;

GUARAPUAVA FATOS

Noticias baseadas em fatos. O ponto de vista de quem vive os problemas e transformações desta cidade e região! Produção de vídeo matérias, exclusivas !!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem