Projeto leva atividades lúdicas para a Biblioteca Municipal, CEU das Artes e Casa da Leitura da Palmeirinha
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura, está com agendamentos abertos para o projeto de contação de histórias, voltado ao público infantil. A iniciativa ocorre na Biblioteca Municipal, CEU das Artes e na Casa da Leitura da Palmeirinha.
Com o objetivo de despertar o interesse pela leitura desde a infância, o projeto busca estimular a imaginação e a criatividade das crianças, além de promover momentos de magia e aprendizado. As sessões de contação são conduzidas por profissionais preparados, que utilizam recursos lúdicos e narrativas envolventes para prender a atenção do público e tornar a experiência inesquecível.
A secretária de cultura, Rossana Campello Manfredini, ressaltou a importância do projeto “A contação de histórias é uma poderosa ferramenta de conexão, aprendizado e transformação. Para a comunidade em geral, ela resgata tradições, promove o diálogo entre gerações e fortalece os laços culturais. Já nas escolas, desperta o interesse pela leitura, desenvolve a criatividade, amplia o vocabulário e contribui para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Ouvir e contar histórias é mais do que entretenimento: é formar cidadãos mais sensíveis, críticos e conscientes”, destacou a secretária de Cultura de Guarapuava.
As atividades estão disponíveis para turmas escolares, através de agendamento prévio. As escolas da rede municipal de ensino devem realizar o agendamento pelo sistema IPM da Prefeitura. Já as escolas particulares podem agendar a participação por meio do WhatsApp da Biblioteca Municipal, pelo número (42) 3142-0743.
As vagas são limitadas e os agendamentos serão organizados de acordo com a disponibilidade de datas e horários em cada espaço. A iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria da Cultura em incentivar o hábito da leitura desde a infância, contribuindo para a formação de novos leitores e o vínculo das crianças com os espaços culturais.