Alunos da rede municipal são premiados em projeto do MPT sobre cidadania e direitos da criança

 




Atividade promovida em parceria com o Ministério Público do Trabalho envolveu alunos do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino

 

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (01), a cerimônia de premiação do projeto “MPT na Escola”, uma iniciativa em parceria com o Ministério Público do Trabalho. O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade Campo Real e reuniu alunos, professores, autoridades e representantes da comunidade escolar para celebrar o protagonismo e a dedicação dos estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

 

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e adolescentes sobre os seus direitos e promover o combate ao trabalho infantil. Durante o evento, os alunos participantes receberam certificados de participação, e os destaques foram premiados com troféus e menções honrosas por seus trabalhos autorais, como poesias, desenhos e músicas voltadas à temática dos direitos humanos.

 

A secretária de educação, Profª Rosana Schwartz que estava presente na entrega destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã dos alunos e agradeceu a presença da comunidade escolar. “As crianças trabalharam várias categorias, como a música, o desenho e a poesia, e foram premiadas com produções sobre o trabalho infantil e também a cidadania. É com muita alegria que recebemos os pais e as crianças que foram premiadas, acompanhadas pelas diretoras e professoras das nossas escolas municipais. Estamos muito felizes com a finalização desse programa. Acreditamos que, juntos e com muita parceria, conseguiremos fortalecer ainda mais o trabalho da educação. 

 

Entre os estudantes premiados, o aluno Luis Felipe, de 11 anos, foi o destaque na modalidade música, conquistando o primeiro lugar. Emocionado, ele compartilhou sua experiência durante a premiação. “Hoje eu estou muito feliz por estar aqui e eu só falo obrigado por todos os que me apoiaram, todos que disseram que eu ia conseguir, principalmente minha mãe que foi minha maior inspiração. Eu estava refletindo na minha própria música, que lugar de criança é na escola, brincar, estudar, brincar com os amigos. E assim, a gente pode ajudar os pais a fazer as tarefas de casa, ajudar como a criança tem os seus deveres e os seus direitos”. 

 

O projeto MPT na Escola é realizado em todo o Brasil com o objetivo de promover o debate e a conscientização sobre temas fundamentais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, como o direito à educação, à proteção e à participação ativa na sociedade. Em Guarapuava, a iniciativa ganhou força com o envolvimento das equipes pedagógicas, professores, diretores e, principalmente, com o engajamento dos estudantes, que demonstraram criatividade e consciência social em suas produções.

 

A Prefeitura de Guarapuava reforça o compromisso com a valorização da infância, o fortalecimento da educação pública e o combate a todas as formas de violação de direitos. Programas como este mostram que, quando escola, família e comunidade caminham juntas, é possível transformar a realidade de muitas crianças, garantindo um futuro mais justo e digno para todos.

GUARAPUAVA FATOS

Noticias baseadas em fatos. O ponto de vista de quem vive os problemas e transformações desta cidade e região! Produção de vídeo matérias, exclusivas !!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem