Projeto Tempo de Crescer encerrou destacando a importância do cuidado integral na primeira infância

 



Profissionais da saúde e da educação compartilharam experiências com educadores e famílias, reforçando o cuidado integral com as crianças

 

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, realizou ontem  quinta-feira (28), o encerramento da primeira edição do projeto Tempo de Crescer – Ações Integradas na Primeira Infância, desenvolvido pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE).

 

O objetivo do projeto é aproximar profissionais da saúde e da educação infantil, especialmente os educadores dos berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ao longo dos últimos meses, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas do CMAEE visitaram as unidades, promovendo rodas de conversa e orientações práticas sobre o desenvolvimento integral das crianças, contemplando linguagem, aspectos motores, emocionais e sociais.

 

Durante o evento de encerramento, a secretária de Educação,  Rosana Schwartz, destacou que o projeto não se encerra com esta edição, mas será retomado no próximo ano com novas ações. Ela ressaltou ainda que a iniciativa trouxe orientações práticas. “As educadoras receberam instruções sobre higiene, manejo adequado, atenção individualizada e estratégias de estimulação dentro da rotina. Essas trocas enriqueceram a prática pedagógica e ampliaram o olhar das educadoras para o desenvolvimento integral das crianças”, completou.

 

A coordenadora do CMAEE, Marciele de Ramos, reforçou que o projeto trouxe momentos de troca e aprendizado entre as equipes, fortalecendo a parceria entre os profissionais da educação especial e as creches municipais. “Hoje estamos aqui para concluirmos uma etapa do projeto, que consistiu em uma ida dos profissionais do CMAEE até os CMEIs para conversar com as educadoras do berçário. Foi uma troca de experiências, instruindo sobre o que observar nas fases de desenvolvimento, na linguagem, no comportamento e no aspecto emocional das crianças”, ressaltou.

 

Além das orientações técnicas, o projeto também promoveu reflexões sobre a rotina nos berçários e incentivou a participação das famílias no processo educativo. A proposta valorizou o papel dos educadores como agentes fundamentais na estimulação diária e reforçou a importância de uma rede de apoio integrada, unindo escola, profissionais da saúde e responsáveis, para garantir que cada criança tenha melhores condições de crescer e se desenvolver plenamente.

 

O encontro contou também com a participação de famílias, que reconheceram a relevância da proposta. A mãe Daiane Vaz, que tem uma filha no CMEI e também é professora, destacou a importância do diálogo entre professores e pais. “Eu como mãe acho muito importante os pais participarem dessa formação para ter conhecimento do desenvolvimento dos filhos. Muitas vezes os professores observam algo no berçário que os pais não percebem, e esse diálogo é fundamental para acompanhar cada fase da criança”, afirmou.

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