Ação educativa marcou o início das ações
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte, realizou na manhã da ultima sexta-feira, (19), a primeira ação da Semana Nacional de Trânsito 2025.
A atividade aconteceu na Avenida Manoel Ribas, em frente à Energisa, com abordagens educativas a condutores e passageiros sobre o uso obrigatório do cinto de segurança em todos os assentos e os riscos do celular ao volante.
As atividades seguem até 25 de setembro, com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, que busca incentivar práticas seguras, como o uso correto do cinto e a redução do hábito de dirigir utilizando o celular. A programação conta com a parceria do Detran, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Defesa Civil, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e o SAMU.
O prefeito Denilson Baitala acompanhou a ação e ressaltou a importância da mobilização conjunta para um trânsito mais seguro. “A Semana Nacional de Trânsito traz o tema ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’. Com essa blitz educativa vamos tornar Guarapuava mais segura e mais humana para todo mundo. Desacelera, a vida é mais importante. Quero agradecer à Polícia Militar por estar presente conosco aqui em Guarapuava e também ao Setran”.
O chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Cleberson Pontes, destacou que a campanha busca principalmente reduzir o uso do celular ao volante, ampliar a utilização correta do cinto de segurança, garantir o uso dos dispositivos de retenção para crianças e combater o excesso de velocidade. “Do ano passado para cá, houve uma redução em 25% no número de óbitos no trânsito. Esse resultado é fruto da intensificação das ações, com cerca de 70 atividades educativas e 20 operações de fiscalização desenvolvidas. Conseguimos salvar vidas”, afirmou.
Cleberson acrescentou que os pontos críticos da cidade receberam reforço na fiscalização. “Identificamos na cidade os pontos críticos e intensificamos a fiscalização. Nesse sentido, conseguimos diminuir em 27% o número de autos de infração relacionados à utilização do celular ao volante, um fator de risco que afeta diretamente o número de sinistros de trânsito”, destacou.
Entre os motoristas abordados, a receptividade foi positiva. Luiz Valmor Casagrande elogiou a iniciativa. “Eu acho muito válido conscientizar a população, principalmente os motoristas, para que tenham mais cuidado no trânsito com pedestres, motociclistas, e valorizem a vida. Afinal, todos somos irmãos perante Deus”, afirmou o motorista.