Em razão da pandemia e do mau tempo, último desfile ocorreu em 2019. Neste ano, o evento foi realizado pela prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Eventos, Trânsito e Transportes, Educação e Administração.
Desde o começo da manhã, os guarapuavanos já estavam enfileirados na Rua XV de Novembro para assistir ao desfile de 7 de setembro nesta quinta-feira. Contra o frio e o vento, os cidadãos presenciaram o hasteamento das bandeiras, a revista das tropas e o desfile das Forças Armadas e de Segurança, escolas estaduais e municipais, faculdades e muitos outros grupos e associações.
Conforme o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, o desfile que comemora a Independência do Brasil é uma inspiração no fortalecimento do espírito cívico e na valorização das tradições.
“Este desfile não é apenas um evento; é um testemunho de nosso respeito pela independência e pela liberdade que nossos antepassados conquistaram com tanta dedicação e sacrifício. É um lembrete de que somos parte de uma nação vibrante, diversa e unida. Cada passo dado aqui representa nossa resiliência e determinação em face dos desafios que enfrentamos. Hoje, mais do que nunca, compreendemos o valor deste desfile, não apenas como uma celebração da independência, mas como uma celebração da nossa capacidade de nos adaptarmos e persistirmos”, pontou ou o chefe do executivo municipal.
O desfile das tropas começou às 9h, com as Forças Armadas, seguidas pelas demais Forças de Segurança, como a Polícia Militar, os Bombeiros e o SAMU. Depois disso, vieram as escolas, os CMEIs e as demais organizações. A finalização do desfile ocorreu pontualmente às 11h.
FOTOS SECOM