APÓS COPEL E PARTE DA SANEPAR AGORA - RATINHO , QUER PRIVATIZAÇÃO DA FERROESTE! TRECHO GUARAPUAVA CASCAVEL – PEDIDO DE VISTAS ADIA VOTAÇÃO DE EMENDAS POR DEPUTADOS

 


A Ferroeste quje  Ratinho quer privtizar administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel.


Amor ao Paraná? Seria este amor, que o governador e os deputados que o defendem, tem pelo estado? Isso só ele pode responder! Estamos abertos ao posicionamento dos dos 3 deputados de Guarapuava,  e deputada sobre este importante assunto ( ARTAGÃO, ANTENOR , FABIOE  CRISTINA) o trecho a ser vendido é o de Guarapuava A Cascavel

 Para você entender o que parte da mídia tenta esconder: O governador Ratinho, após a venda Copel,  está focado em duas novas  privatizações,  privatização da Sanepar, cujo processo,  está em curso desde o ano passado. Em julho, 16 municípios tiveram os serviços privatizados pelo governador , ao que consta , envolvendo dinheiro público por meio do BNDES. E agora , Carlos Massa Junior, o governador,  quer também a estatização ou privatização da FERROESTE.

PEDIDO DE VISTAS INTERROMPE PROCESSO DE VOTAÇÃO PARA PRIVATIZAR A FERROESTE

Hoje, Segunda – feira dia 19,  Um pedido de vista formulado durante reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná adiou a votação de emendas de Plenário ao projeto de lei 512/2024, de autoria do Poder Executivo ( Governador Ratinho) , que autoriza a PRIVATIZAÇÃO  da Ferroeste.

O adiamento ocorreu após o pedido de vista do deputado Arilson Chiorato  PT  ,  ao parecer favorável do relator, deputado Hussein Bakri (PSD).

O parecer de Bakri para aprovação das emendas se deu na forma de um substitutivo geral. A CCJ volta a se reunir ordinariamente amanhã  terça-feira (20), às 13h30, para analisar as alterações ao projeto.  

Uma emenda apresentada pelos deputados Fábio Oliveira (PODE), Luiz Fernando Guerra (União), Evandro Araújo (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD) modifica o artigo 3º do texto, incorporando novas condições que ampliam as exigências para a efetivação da operação. A emenda prevê a exploração do trecho ferroviário entre Guarapuava e Cascavel; a garantia da manutenção dos atuais contratos de cessão de uso do Terminal Ferroviário de Cascavel; e o direito de preferência aos cessionários em caso de prorrogação dos contratos. A proposição também adiciona condições em caso de alienação de ações e o fracionamento da oferta de ações em lotes para garantir maior concorrência.

O deputado Luiz Claudio Romanelli apresentou uma emenda que visa assegurar ampla participação em caso de alienação das ações a continuidade da exploração do trecho Guarapuava a Cascavel e o acréscimo gradativo do transporte de carga até o fim da concessão da Ferroeste.

O deputado Arilson Chiorato protocolou uma emenda que visa garantir que a privatização  da Ferroeste deve ser compatível às regras previstas Lei Federal nº 6.404/76, garantindo preferência do direito de acionistas minoritários e a prevenção de danos causados por atos praticados com abuso de poder.

Outra emenda de Chiorato ressalta a importância de tornar público todos os atos do procedimento de desestatização.

O texto diz que deverão ser realizadas no mínimo duas audiências públicas – uma no início da realização dos estudos técnicos e uma antes da aprovação final dos mesmos. Também deverão ser realizadas audiências antes da realização de qualquer operação. Além disso, todos os documentos públicos e particulares produzidos por serviços de consultoria e assessorias técnicas especializadas deverão ser publicados em até quarenta e oito horas após entrega.

O projeto 512/2024 autoriza o Poder Executivo a “alienar ou transferir, total ou parcialmente, a sociedade, os seus ativos, a participação societária, direta ou indireta (...), no capital social da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste”. A empresa administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel.

 

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