A Prefeitura de Guarapuava começou a efetuar o pagamento de mais de R$ 20 milhões a mais de 1.800 servidores públicos, referente à "Ação do 1%".
Esse valor resulta de uma luta judicial que durou anos, onde os servidores foram lesados em seus direitos, especialmente na progressão de carreira.
Após pressão e até ameaça de bloqueio de contas da administração municipal, os pagamentos começaram a ser realizados, com valores variando entre mil e R$ 40 mil, já depositados nas contas dos beneficiários. O Sindicato dos Servidores Publiicos e Professores de Guarapuava, alerta que, infelizmente, pessoas de má índole estão tentando aplicar golpes em quem tem direito a esses recursos.
Durante a sessão da Câmara Municipal, a vereadora e sindicalista Cris Wainer, do Partido dos Trabalhadores, fez um importante esclarecimento. “A ação do 1% já está sendo paga, mas os servidores devem ficar atentos. Um acordo entre a assessoria jurídica do sindicato e a Procuradoria do Município estabeleceu critérios para o pagamento das requisições de pequeno valor, com um teto de que o valor pago está sendo de 30 salários mínimo vigente, do momento do julgamento." Reforça
Wainer também ressaltou que o cronograma de pagamento é estabelecido pelo Judiciário, dando prioridade a grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com doenças raras e herdeiros. A vereadora alertou que muitos aposentados podem não estar cientes de seus direitos.
“Os servidores devem procurar o sindicato para se informar sobre seus direitos e ter cuidado com terceiros que oferecem serviços para antecipar valores. Cuidado com golpes!”, enfatizou Wainer.
A situação destaca a importância de os servidores estarem informados e atentos às suas reivindicações e direitos, especialmente em um momento tão significativo para a categoria. O sindicato continua a oferecer apoio e orientação aos trabalhadores para garantir que todos recebam o que lhes é devido.