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Nota oficial: Prefeitura de Guarapuava Opta por Não aderir empréstimo para compra de Ônibus


          Este financiamento não se trata de um recurso a fundo perdido, ou seja, não é um dinheiro doado ao município.

A Prefeitura de Guarapuava informa que o município foi selecionado no início de 2024 para receber um financiamento no valor de R$ 40 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na modalidade Renovação de Frota. O recurso seria viabilizado pelo Programa Pró-Transporte, com origem no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), exigindo uma contrapartida municipal mínima de 5%, equivalente a R$ 2 milhões.

 

Como o financiamento funcionaria?

 

O financiamento teria de ser pago em 6 anos com carência de até 12 meses. 

A taxa de juros seria de 6% ao ano, acrescida de uma taxa de risco de crédito de 1% e uma taxa de administração de 2%. 

O pagamento seguiria o sistema de amortização francês (Tabela Price), e o saldo devedor seria reajustado conforme a Taxa Referencial (TR).

 

Por que a Prefeitura não vai aderir ao financiamento?

 

Este financiamento não se trata de um recurso a fundo perdido, ou seja, não é um dinheiro doado ao município. O município teria que assumir a dívida e seus encargos financeiros, o que poderia impactar diretamente a gestão fiscal.

 

Entre os principais desafios estariam:

 

Modelo de concessão vigente

 

Atualmente, a operação do transporte coletivo é de responsabilidade da empresa privada Pérola do Oeste, que tem a obrigação contratual de garantir qualidade, quantidade e renovação das frotas de tempos em tempos.

 

A adesão ao financiamento significaria que a Prefeitura estaria adquirindo ônibus para uma empresa privada, o que não se alinha com a estratégia de equilíbrio fiscal e boa governança dos recursos públicos.

 

Além disso, os ônibus financiados seriam movidos a combustão, não trazendo avanços tecnológicos ou ambientais que justificassem esse investimento por parte do município.

 

Custo total elevado e impacto fiscal

 

O valor final pago pelo município seria superior aos R$ 42 milhões inicialmente previstos, podendo chegar a R$ 55 ou até R$ 60 milhões devido às taxas de juros e correção pela TR. Esse valor equivale à construção de aproximadamente 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), demonstrando o alto custo da operação.

 

A necessidade de garantir os pagamentos poderia comprometer investimentos essenciais em saúde, educação e infraestrutura.

 

Prefeitura pagaria duas vezes pelo transporte público

 

Atualmente, a Prefeitura já subsidia a operação do transporte coletivo, repassando recursos à empresa concessionária para garantir o equilíbrio financeiro do serviço. Caso aderisse ao financiamento, o município teria que assumir também o pagamento dos novos ônibus, além de continuar pagando o subsídio à empresa que opera o transporte público.

 

Ou seja, a Prefeitura estaria destinando dinheiro público para duas frentes: primeiro, adquirindo os veículos com um financiamento que ultrapassaria R$ 60 milhões; segundo, continuando a pagar o subsídio à concessionária, que seguiria sendo responsável pela operação e manutenção da frota.

 

Isso significaria um gasto duplo do município para manter um serviço que já possui um modelo de concessão vigente, no qual a responsabilidade pela frota é da empresa contratada.

 

Por fim, diante desses fatores, a Prefeitura decidiu não contratar o financiamento, garantindo que os recursos municipais sejam aplicados de forma eficiente e direcionados às reais necessidades da população. O compromisso da administração municipal é com uma gestão fiscal responsável, assegurando investimentos estratégicos que tragam benefícios diretos à cidade.

 

A Prefeitura de Guarapuava reafirma seu compromisso com a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, garantindo que decisões financeiras sejam tomadas com responsabilidade e sempre em benefício da população.

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