Feira finaliza hoje quinta-feira (17), valorizando o artesanato local e oferecendo uma programação especial no centro da cidade
Promovida pela Prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), a feira tem o intuito de proporcionar um espaço de divulgação e oportunidades para as artesãs.
Peças feitas à mão, cores vibrantes e muita criatividade. Assim é o artesanato que ocupa espaço de destaque na Páscoa na XV, que finaliza na tarde de hoje quinta-feira (17), na Rua XV de Novembro, em frente à Praça Nove de Dezembro.
Em meio a coelhos de tecido, ovos decorados, panos e toalhas temáticas, os visitantes encontram uma variedade de produtos artesanais, como bordados, crochês, artigos em madeira, copos decorados, bijuterias e saboaria natural.
Entre os expositores está Silvana Rodrigues, que trabalha com artesanato há 20 anos. Ela começou sozinha, vendendo peças em feiras e para conhecidos. Há seis anos, seu marido também se encantou pelo ofício e passou a trabalhar ao seu lado. Desde então, o artesanato se tornou a principal fonte de renda da família.
“O artesanato é exclusivo. A gente faz à mão, com todo amor, dedicação e carinho, peça por peça”, destaca Silvana.
Outra expositora que leva emoção em cada criação é Bety Neiverth Amsberg, que encontrou no artesanato uma forma de manter vivas as lembranças da infância. Com dedicação em cada detalhe, ela conta que fazer peças para a Páscoa é como reviver momentos da sua infância.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Costa, ressaltou a relevância desse espaço para que as artesãs possam mostrar seus trabalhos. “Muitas das expositoras são mulheres que descobriram no artesanato uma maneira de empreender, sustentar suas famílias e ter um papel de destaque na economia da região”, destacou Márcia.