16/04/2025
Criação da Comissão é um passo importante para a causa animal no município
A Prefeitura de Guarapuava, por meio do Conselho de Meio Ambiente, instituiu nesta quarta-feira (16) a Comissão Especial para a Proteção Animal. A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e reuniu autoridades de setores relacionados à causa animal no município.
A iniciativa visa discutir, propor e implementar políticas públicas e ações voltadas à proteção e bem-estar dos animais. Com isso, as pautas e reivindicações serão debatidas de acordo com as necessidades apresentadas por esse setor da sociedade.
“Essa comissão foi criada com o propósito de reunir diferentes vozes, o poder público, ONGs, Protetores, universidades e representantes independentes da causa animal. Acreditamos que só com diálogo podemos avançar. Trata-se de uma questão de responsabilidade compartilhada”, explica a Diretora do Departamento de Proteção Animal Cristina Wedderhoff.
A formação desta comissão contará com a participação de diversos representantes estratégicos que trarão conhecimentos técnicos, sociais e legislativos fundamentais para o desenvolvimento de políticas mais efetivas. Para isso, foram indicados representantes da Secretaria de Saúde, do Legislativo Municipal, das Instituições de Ensino Superior do Município, das Organizações Não Governamentais da causa animal e dos protetores independentes.
A Presidente da ONG Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava, Grazielle Losso, explica a importância da representação dessas entidades na comissão. “A nossa experiência como ONG e o contato diário com as demandas principalmente na questão das denúncias de maus tratos vai agregar para o entendimento de onde estão os problemas principais em toda a questão da causa animal”.
Os integrantes da comissão que foram oficiados pelas instituições ou escolhidos na reunião foram:
Representante da Secretaria de Saúde: Dalvane Di Domenico;
Representante da Universidade Estadual do Centro Oeste: Carla Fredrichsen;
Representante do Legislativo Municipal: Vereadora Beatriz Aparecida Neves
Representante das ONGs da causa animal: Grazielle Losso;
Representante dos Protetores Independentes: Scheila dos Santos e Elci Margarida;
As outras instituições de ensino superior do município não indicaram nenhum membro para a participação na comissão até a realização da reunião, o prazo para a indicação acaba nesta quarta-feira (16) à meia-noite. Além disso, a segunda vaga na comissão para um representante de uma ONG ficou em aberto e será decidida na primeira reunião da Comissão Especial para a Proteção Animal.