AMERICANO VIRA PAPA! Cardeal dos EUA é escolhido como novo líder da Igreja Católica e vira Leão XIV
VATICANO — História feita! Nesta quinta-feira (8), o mundo parou para ver a fumaça branca subir da Capela Sistina e anunciar: o novo Papa é norte-americano! O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito como Leão XIV — o primeiro pontífice dos EUA e o primeiro a vir de um país de maioria protestante.
DO PERU AO TRONO DE PEDRO
Nascido em Chicago, Prevost deixou tudo para trás aos 22 anos e se tornou missionário no Peru, onde ficou mais de 10 anos, ganhando fama nas cidades de Piura e Trujillo. Antes de ser Papa, ele comandava duas das pastas mais importantes do Vaticano: a que escolhe bispos no mundo todo e a que cuida da América Latina.
REFORMISTA E INTELECTUAL
Conhecido como reservado, mas firme, Leão XIV é visto como um herdeiro do estilo do papa Francisco, com foco nos pobres e nas reformas. Formado em teologia e doutor em direito canônico, ele é um cérebro da doutrina católica, mas também tem o coração nas ruas, graças ao seu trabalho em áreas carentes.
VOTAÇÃO ACIRRADA
Foram necessários pelo menos 89 votos dos 133 cardeais para fechar o acordo. Ele assume como o 267º Papa da história, substituindo Francisco, que morreu no último dia 21 de abril.
AGORA É OFICIAL: O Vaticano nunca mais será o mesmo! 🌍✝️🔥