Um caso revoltante de violência doméstica contra idoso foi registrado nesta segunda-feira (12 de maio) no bairro Morro Alto, em Guarapuava. Um senhor de 69 anos deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) com lesões nos braços e nas pernas, e, ao ser questionado pela equipe médica, relatou que foi agredido com chutes pelo próprio filho. O autor das agressões, segundo o idoso, fica violento quando consome bebida alcoólica — algo que, de acordo com ele, tem sido recorrente.
A violência aconteceu no sábado, 10 de maio, mas só foi comunicada nesta segunda, após o agravamento das dores e ferimentos.
“Honra teu pai e tua mãe…”
Crianças também vivem em ambiente de risco
Durante o atendimento, o idoso revelou outro agravante: ele vive com dois netos, de 4 e 8 anos, e não tem condições de cuidar das crianças, especialmente após as agressões que sofreu. Diante da gravidade da denúncia, a equipe policial se dirigiu até a residência da família e encontrou a mãe das crianças junto com os menores.
Ela confirmou as agressões do filho ao pai e declarou que a violência é constante dentro da casa, trazendo à tona a situação de vulnerabilidade das crianças, que estão expostas a um ambiente de agressividade e descuido.
Autor foragido
O autor das agressões, cuja identidade não foi divulgada, não foi localizado pela equipe policial. Nenhuma das pessoas presentes soube informar seu paradeiro, dificultando o encaminhamento imediato para responsabilização criminal.
A polícia registrou o boletim de ocorrência, orientou o idoso quanto aos procedimentos legais cabíveis e o encaminhou para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), devido à gravidade das lesões.
O caso deverá ser encaminhado à Delegacia de Proteção ao Idoso e ao Conselho Tutelar, dada a presença de menores em risco. As autoridades devem avaliar a necessidade de medidas protetivas, tanto para o idoso quanto para as crianças.
Violência contra idosos é crime
Vale lembrar que, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), agredir, abandonar ou praticar qualquer ato que cause sofrimento físico ou psicológico a pessoas acima de 60 anos é crime com pena que pode chegar a 4 anos de prisão, além de multa.
A denúncia de casos de violência contra idosos pode ser feita anonimamente pelo Disque 100, Polícia Militar (190) ou diretamente nas delegacias da cidade.