Devolutiva marca segunda fase do projeto EducaAção Especial em 45 escolas do município

 


Iniciativa, que envolveu avaliação e acompanhamento das necessidades especiais de 478 alunos, tem como objetivo garantir um atendimento mais qualificado e integrado para as crianças e suas famílias

 

As 45 unidades escolares do município receberam, nesta terça-feira (03), um momento significativo de devolutiva sobre a segunda fase do projeto EducaAção Especial, voltado para as crianças do quinto ano. A iniciativa, que envolveu avaliação e acompanhamento das necessidades especiais de 478 alunos, tem como objetivo garantir um atendimento mais qualificado e integrado para as crianças e suas famílias.

 

A coordenadora da Educação Especial, Cleide Oliveira Silva, explicou que essa devolutiva representa um avanço importante no trabalho realizado pelo CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado). “Essa proposta nasceu de um estudo cuidadoso, foi preparada para que, neste dia, pudéssemos compartilhar os resultados com professores, diretores, profissionais das salas multifuncionais e a equipe do CEMAEE, que participou diretamente da ação”, destacou.

 

Durante o processo, foi realizada a triagem das crianças e suas famílias para identificar necessidades específicas. A partir dessas avaliações, os alunos que necessitam de atendimento especializado já estão sendo incluídos na fila de atendimento do CEMAEE. Além disso, uma parceria com a Secretaria de Saúde foi estabelecida, garantindo que as crianças com demandas de saúde também possam ser encaminhadas para atendimento via SUS, integrando os serviços para melhor suporte às famílias.

 

“A devolutiva é um momento de celebração, pois marca o início de uma etapa produtiva e integrada da educação no município, com atenção especial às necessidades de cada criança”, completou Cleide Oliveira.

 

A pedagoga Élena Mendes di Bernardi, da Escola Abílio, que acompanhou o trabalho nas escolas, também ressaltou a importância da ação. “Estive no CEMAEE para receber a devolutiva das avaliações feitas pela equipe de educação especial, para alunos que até então não tinham atendimento ou que apresentavam dificuldades de aprendizagem. O trabalho foi excepcional, e as famílias receberam muito bem a ação. A equipe foi acolhida com carinho pela comunidade e pelos profissionais das escolas, o que mostra a relevância dessa iniciativa”.

 

Com essa segunda fase, o município reforça seu compromisso com a inclusão e o suporte especializado, promovendo um ensino mais justo e acessível para todas as crianças.




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