Evento reuniu os sindicatos rurais da região e destaca o protagonismo do agronegócio na economia e na política do Estado
Nesta quinta-feira (03), Guarapuava sediou o 5° Encontro Regional de Líderes Rurais. Realizado no Espaço Fiori, o evento reuniu associados de sindicatos rurais de diversas cidades da região, como Pinhão, Laranjeiras do Sul, Turvo e Quedas do Iguaçu.
O objetivo do encontro foi promover a reflexão sobre o papel das lideranças do agronegócio e fortalecer o protagonismo do setor no Paraná. A proposta incluiu o realinhamento de estratégias, a valorização das lideranças atuais e o incentivo à formação de novos nomes capazes de manter o desenvolvimento e a alta produtividade do campo paranaense.
Durante o encontro, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, incentivou a participação de jovens e líderes do setor rural na vida pública e destacou a importância de inserir o agronegócio na política regional. “Eu vim do agro. Sou prefeito de Guarapuava e era um improvável. O que falta para nós é atitude. Precisamos nos inserir na vida pública. O agronegócio impulsiona a economia brasileira e, muitas vezes, somos criticados por produzir e gerar riquezas. Por isso, lanço um desafio, especialmente aos jovens: precisamos de mais gente do agro ocupando espaços na política da nossa região”, declarou.
Nos últimos anos, especialmente em 2022 e 2023, o agronegócio paranaense se destacou como protagonista nas exportações do Estado, sendo responsável por mais de 70% de tudo o que o Paraná vende para o exterior. Esse desempenho reforça a força do setor na economia local. Ao mesmo tempo, o Estado preserva cerca de 66% de seu território com cobertura vegetal, seja por espécies florestais plantadas ou por áreas de vegetação nativa remanescente, ou seja, florestas que permanecem intocadas há centenas, até milhares de anos. Esse equilíbrio entre produção e preservação ambiental demonstra o compromisso do Paraná com um desenvolvimento sustentável.
O secretário de Agricultura, Celso Fernando Doliveira, também ressaltou a importância do setor para a economia estadual. “O agronegócio se transformou na atividade mais importante do Estado, crescendo significativamente e consolidando-se como o verdadeiro supermercado do mundo, um grande exportador de carne, grãos, proteína animal e o segundo maior produtor de leite do Brasil. Todo esse protagonismo do setor no Paraná é fruto do trabalho árduo das lideranças do agronegócio”, afirmou.
Outro destaque do evento foi a trajetória da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), que há 60 anos atua na defesa da agropecuária paranaense, contribuindo diretamente para o protagonismo conquistado pelo setor. Desses 60 anos, 40 foram acompanhados de perto por lideranças que ajudaram a consolidar e fortalecer o sistema. Um marco importante foi o ano de 1992, quando o Sistema FAEP incorporou o SENAR, ampliando a formação, qualificação e tecnificação dos produtores rurais. Esse processo de modernização levou às propriedades o que há de mais avançado em tecnologia e inovação no campo. “É inegável que, da porteira para dentro, somos excelentes”, afirmou o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
O presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Centro e do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, destacou a satisfação em sediar mais uma edição do encontro. “É um orgulho para o nosso sindicato receber novamente esse evento, que vai muito além das discussões técnicas. Estamos aqui para falar sobre água, amor, comprometimento e, acima de tudo, para cultivar conexões. Liderança rural é isso: é entender que cada um pode fazer a diferença na sua comunidade, no seu projeto, na sua cidade, no seu trabalho e, principalmente, entre seus amigos e colegas. A transformação é necessária, mas ela só acontece com união, participação e representação. E é por isso que estamos aqui: para mostrar a força do agro, do agronegócio, na nossa região e no nosso Estado”, finalizou.