CLAUDEMIR PORTES - CEBINHO EMPRESÁRIO
Por Roberto Lobo
Um golpe em larga escala, que já assola o Brasil, fincou suas garras na região. E usou o nome de Guarapuava como isca. A tática é sofisticada e está sendo executada com frieza: criminosos se passam por proprietários, diretores ou sócios de construtoras sediadas em Guarapuava – citam-se pelo menos duas uma com endereço fantasma no Bairro Santana – para aplicar o "golpe da locação" em empresários de cidades vizinhas, como Pitanga.
O modus operandi é convincente. Os falsos clientes ligam para locadoras da região portando CNPJs que, numa pesquisa rápida no Google, parecem legítimos.
O alvo? A locação de camionetes traçadas, munks e equipamentos de alto valor. A falha? A empresa simplesmente não existe no endereço declarado.
Um empresário de Pitanga, Claudemir Portes, o Cebinho, dono de uma locadora, E outras empresas no setor de locações, quase caiu no conto.
Alertado, acionou o Guarapuava Fatos para uma verificação in loco. O resultado: a rua citada, Andrade Neves, não abriga a suposta empresa. O golpe foi frustrado. Mas Portes, revela que um colega seu, que loca veículos de luxo, quase entregou dois carros blindados a um falso juiz. A comprovação veio apenas com uma ida ao fórum de Pitanga : o magistrado não existia.
Atençao redobrada > O golpista se aproveita de uma perigosa brecha legal. Quando o veículo some, a polícia não registra o caso como furto ou roubo, e sim como apropriação indébita.
Segundo CEBINHO, o contrato de locação, assinado com documentos falsos, vira um escudo para o criminoso. O carro, agora uma "coisa alugada e não devolvida", some do radar policial e circula livremente em blitze, muitas vezes sendo usado para cometer outros crimes ou sendo desovado no RS, em SC ou no Paraguai a preços irrisórios." Reforça o empresário.
As vítimas são inúmeras. Do senhor Marcus Marchini, dono de uma locadora em Florianópolis que perdeu 24 carros em dois anos – um deles usado em um roubo a mão armada – ao cidadão comum que compra um veículo de locadora com documentos falsos e perde tudo.
O recado é um só, e foi dado na carne por quem quase perdeu muito: desconfie. Na dúvida, vá pessoalmente ao endereço. Consulte o fórum. Ligue para a polícia. A ganância dos golpistas não tem limites, e a lei, infelizmente, ainda joga a seu favor. A atenção redobrada de hoje é o patrimônio preservado de amanhã alerta o atento Claudemir! Não de espaço para Golpistas, desconfie sempre!!!
%2015.49.59_4adddc83.jpg)