Um marco histórico para o desenvolvimento tecnológico da cidade, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala sancionou a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovada pelo Poder Legislativo.
A nova Lei tem como objetivo orientar e promover o avanço científico, tecnológico e a inovação no município, alinhando-se às diretrizes estaduais e federais de desenvolvimento sustentável.
A nova Lei prevê uma série de medidas para fomentar a pesquisa, a capacitação, o empreendedorismo e a competitividade, visando integrar esses elementos ao ambiente produtivo e social da cidade. “Essa nova lei é um passo muito importante para o futuro de Guarapuava. Com ela, vamos incentivar a ciência, a tecnologia e a inovação na nossa cidade, criando mais oportunidades para estudantes, empreendedores e profissionais da área. É uma forma de fortalecer nosso desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população. Guarapuava agora está mais preparada para crescer com criatividade, conhecimento e sustentabilidade”, ressaltou o prefeito Denilson Baitala.
De acordo com a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Maria Inês Guiné, os impactos da política já são visíveis. “Hoje temos cerca de 77 participantes e instituições envolvidas. Isso mostra como esse movimento é representativo e essencial para o desenvolvimento da nossa área de tecnologia. Não consigo mais ver Guarapuava sem essa presença de inovação”, afirmou.
Além da criação da Lei, o município já conta com o Fundo Municipal de Inovação e o Conselho Municipal de Inovação, reforçando o compromisso com o crescimento estratégico da cidade. Para o vereador e líder do governo na Câmara, Nego Silvio, essas ferramentas são essenciais. “Todas essas iniciativas servem para auxiliar a nossa comunidade, tão forte e ativa, e o Fórum de Inovação teve papel fundamental nessa construção”.
A secretária de Tecnologia e Inovação, Ana Klosouski, enfatizou que a nova política pública vai proporcionar um ambiente mais integrado entre centros de inovação e o desenvolvimento urbano. “O objetivo é garantir que a inovação seja um instrumento para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
O evento que aconteceu na ACIG, contou com a presença dos secretários municipais Luciano Crotti (Finanças), Tiago Pfann (Planejamento e Urbanismo), Rafael Markus (Comunicação) e os vereadores Paulo Lima e Nego Silvio, além de lideranças do setor produtivo e acadêmico local.
Com a sanção da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação , Guarapuava se posiciona como uma cidade estratégica no cenário da inovação regional, criando condições para que empresários, estudantes e profissionais da área tecnológica encontrem apoio e estrutura para desenvolverem suas ideias e projetos.