O governo Lula caiu na graça do público, mas não de uma maneira positiva.
Sob intensas críticas, a gestão econômica de Lula , virou meme nas redes sociais. Insatisfeitos com os resultados de quase dois anos de mandato de Lula e Fernando Haddad, ministro da Fazenda, internautas passaram a se opor à gestão por meio de publicações sarcásticas.
Desde então, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem sido alvo de memes nas redes sociais pelas decisões econômicas à frente do Palácio do Planalto:
As críticas se intensificaram nos últimos dias por causa da aprovação do PLP (Projeto de Lei Complementar) 68 de 2024, que regulamenta a reforma tributária, taxando alimentos ultraprocessados, cervejas e outros produtos.
PL DE BOLSONARO EVITA NOVAS TAXAS !
Carnes, peixes e outras proteínas também entrariam na mira da taxação, mas foram livradas pela oposição, que conseguiu emplacar um texto do Partido Liberal, o PL, do Bolsonaro, propondo imposto zero nas carnes incluídas na cesta básica.
Entre as mudanças repudiadas pelos usuários do X (ex-Twitter) estão a tributação de compras em plataformas internacionais, como Shein e Shopee, e a volta do seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores e Terrestres).
Tudo isso rendeu ao ministro apelidos como ‘Taxad’ e ‘Zé do Taxão’. Os nomes também foram adotados por políticos de oposição. Somado a isso, estão os memes com releituras de filmes, como ‘A Menina que Taxava Livros’ e até programas de TV, como ‘Sábado Animado Com Taxisa’